52º Congresso Brasileiro de Patologia Clínica/Medicinal Laboratorial


Fóruns debatem segurança do paciente e ética em Medicina Diagnóstica

No encerramento do 52º CBPC/ML

As duas atividades que encerram a programação científica do 52º Congresso da SBPC/ML, no dia 28 de setembro, prometem ser motivo de muito assunto durante e depois do evento.

Às 10h da manhã acontece o Fórum "O impacto da Medicina Laboratorial na segurança do paciente", com duração prevista de 1h30 e mediado pelo vice-presidente da SBPC/ML, Gustavo Campana.

O palestrante convidado é o médico Victor Grabois, presidente da Sociedade Brasileira para a Qualidade do Cuidado e Segurança do Paciente (Sobrasp). Ele é mestre em Saúde Coletiva IMS/UERJ, doutorando em Saúde Pública pela Escola Nacional de Saúde Pública/Fiocruz, coordenador Executivo do Proqualis e representante da Fiocruz no Comitê de Implementação do Programa Nacional de Segurança do Paciente (PNSP).

Como debatedores participam Ana Karina Costa, biomédica, coordenadora da Qualidade do Laboratório Lustosa (MG); Janaina Barrancos, enfermeira, gerente Corporativa de Processos de Enfermagem/Coleta no Grupo Fleury (SP); e Antônio Capone Neto, médico de Segurança do Paciente do Hospital Albert Einstein (SP).

Ética em debate
O segundo fórum do dia acontece às 11h45, com o tema "Ética em Medicina Diagnóstica", mediado pelo presidente da SBPC/ML, Wilson Shcolnik. Os palestrantes são o procurador da República e coordenador da Operação Lava-Jato em Curitiba, Deltan Dallagnol, e o promotor de Justiça em São Paulo e presidente do Instituto Não Aceito Corrupção, Roberto Livianu.

Os debatedores convidados são Roberto Luiz D’Avilla, ex-presidente do Conselho Federal de Medicina (CFM); Ademar José de Oliveira Paes Jr, presidente da Associação Catarinense de Medicina (ACM); Luiz Fernando Barcelos, presidente da Sociedade Brasileira de Análises Clínicas (SBAC); Claudia Cohn, presidente do Conselho de Administração da Associação Brasileira de Medicina Diagnóstica (Abramed); e Carlos Eduardo Gouvêa, diretor Executivo do Instituto Ética Saúde (IES).

"Ética é um tema que deve sempre orientar nossas ações, seja como profissional, seja como cidadão. Nos dias atuais, ela ganha uma importância ainda maior devido à realidade que vemos em nosso país, que afeta a todos. Como sociedade médica e científica em Medicina Diagnóstica, a SBPC/ML entende a importância de debatê-la neste setor da Saúde tão importante para a população e para o Brasil. É o momento de discutirmos e encararmos de frente algumas práticas existentes em nossa área", afirma o presidente da SBPC/ML, Wilson Shcolnik.

Ele acrescenta que os convidados são nomes de destaque em sua área de atuação. "Tenho certeza que esse fórum vai ficar na história dos congressos da SBPC/ML", conclui.

Os dois fóruns serão na sala 1 do Centro de Convenções de Florianópolis – CentroSul, no dia 28 de setembro, aberto a todos os participantes do 52º CBPC/ML. confira na página da Programação Científica do dia 28.

Data de publicação: 03/09/2018