51º Congresso Brasileiro de Patologia Clínica/Medicinal Laboratorial 

51º CBPC/ML tem apoio oficial da IFCC e WASPaLM

SBPC/ML é membro das duas instituições

O 51º Congresso da SBPC/ML tem o apoio oficial da IFCC (International Federation of Clinical Chemistry and Laboratory Medicine) e da WASPaLM (World Association of Societies of Pathology and Laboratory Medicine (WASPALM), importantes instituições internacionais.

IFCC

Criada em 1952, a IFCC nasceu da sugestão de um professor da Faculdade de Pós-graduação Médica do Reino Unido, E.J.King. Ele propôs que as sociedades nacionais de química clínica formassem uma instituição internacional que trabalhasse para desenvolver e aprimorar as atividades dessa área.

O esforço de King deu resultado. Em julho daquele ano foi criada a International Association of Clinical Biochemistry. Três anos depois, a instituição mudou seu nome para International Federation of Clinical Chemistry e, posteriormente, foi incluída a expressão "Laboratory Medicine", seguindo uma tendência mundial.

IFCC

A WASPaLM surgiu em 1947, como International Society of Clinical Pathology, que reunia sociedades nacionais de patologia, anatomia patológica, hematologia, microbiologia e suas subespecialidades

Posteriormente, os membros decidiram alterar a denominação porque a tradução para outros idiomas da expressão "Clinical Pathology" não possuía o mesmo significado que em inglês e dificultava a abrangência mundial da instituição.

Em 1969, passou a se chamar World Association of (Anatomical and Clinical) Pathology Societies (WAPS). A denominação mudou novamente em 1999, no Congresso Mundial de Patologia Clínica, realizado em São Paulo pela SBPC/ML. Anos depois, foi incorporada a expressão "Laboratory Medicine".

Data de publicação: 17/05/2017

Tempo de execução: 0.01527